O Congresso está culpando Robinhood, não Reddit

Não aprendemos muitas novidades na audiência de hoje, mas o destaque estava definitivamente no aplicativo de negociação gamificado, em vez dos traders em r / WallStreetBets.

Vlad Tenev, CEO da Robinhood, ocupou um lugar de destaque na audiência de hoje perante o Comitê de Serviços Financeiros da Câmara sobre a volatilidade do mercado de janeiro.

Nenhum dos representantes parecia particularmente interessado em colocar os parafusos para o CEO do Reddit Steve Huffman, e muitos pareciam dar a Keith Gill os mesmos apoios que o resto de nós deu.

Estes não são os manipuladores de mercado que você está procurando

Gill, com toda a justiça, foi o personagem mais simpático envolvido, apresentando suas observações dizendo “Algumas coisas que não sou: não sou um gato e não sou um investidor credenciado”. Gill, que realmente começou esta cadeia de eventos postando sobre seu investimento na GameStop em junho de 2019, até mesmo dobrou sua opinião de que GME continua sendo uma boa compra hoje, a preços atuais. Isso apesar do fato de que o comércio selvagem de GME atraiu investigações criminais .

Essa falta de escrutínio em relação a Gill e Huffman contribui muito para reprimir o medo generalizado de que os eventos em torno do comércio explosivo de ações da Crypto Trader no final de janeiro desencadeariam investigações sobre o papel das plataformas de mídia social na potencial manipulação do mercado.

Isso ocorre no momento em que o Subcomitê Antitruste da Câmara anunciou hoje mais audiências para examinar os maiores participantes da mídia social. O Reddit, por enquanto, parece ter passado despercebido.

O congressista Warren Davidson, que faz parte do comitê, observou esta rara área de consenso, dizendo à Cointelegraph: “Eu estava esperançoso desde o início porque no início do ciclo de notícias AOC estava defendendo os usuários do Reddit, dizendo que essas pessoas deveriam ter um direito de comércio. E então Ted Cruz, do outro lado do espectro político disse, ‚bem, nós concordamos.‘ ”

Modelo de negócios de Tenev

Embora, de maneira geral, os republicanos tenham sido mais tolerantes do que os democratas ao tratar da atividade de Robinhood e, especialmente, do polêmico fechamento da empresa para comprar, mas não vender, de GME e outras ações de alta volatilidade, todos queriam respostas de Tenev.

A natureza do modelo de receita da Robinhood, que é baseado na venda do fluxo de pedidos , embora se anunciando como livre de comissões, passou por um exame minucioso, assim como sua dependência de uma injeção de capital de $ 3 bilhões para atender aos requisitos de garantia.

“Acredito que uma vulnerabilidade foi claramente exposta em seu modelo de negócios”, disse o congressista Anthony Gonzales ao questionar Tenev. “Simplesmente não podemos viver em um mundo onde meus constituintes possam ter suas ações liquidadas se você não puder fazer uma chamada de capital.”

Muitos gritaram as alegações de Robinhood de estar ocupado democratizando as finanças. Tenev empurrou consistentemente a cifra de US $ 35 bilhões como ganhos totais dos usuários do Robinhood, que o Rep. Jim Himes disse „você e qualquer outra pessoa com formação em finanças sabem que não tem sentido sem uma taxa de retorno“.

Mas, embora a audiência de hoje tenha revelado muita hostilidade em relação a Tenev, não foi tão educativo.

Apesar da advertência da presidente Maxine Waters de que „Isso não é teatro político“, não parecia haver nenhum senso comum de soluções para o comércio épico que alimentou a ascensão meteórica da GameStop (GME) no final de janeiro.

Comments are closed.